Os diferentes formatos de arquivos e suas utilidades



Existem formatos diferentes para cada tipo de arquivo. Por exemplo:
as músicas – mp3, wav, wmv, ogg, flac, entre outros
os videos – avi, wmv, mpeg, rmvb, flv, entre outros
as imagens – jpeg, tiff, png, gif, entre outros
São tantos formatos que podemos acabar nos confundindo.

Mas para quê existe tantos formatos?
O que acontece é que cada aplicativo (programa) possui um formato específico, padronizado ou não para que possa tratar as informações contidas no arquivo gerado. Além dos tipos de arquivos especificados acima ainda existem arquivos de texto, compactados, bancos de dados e arquivos executáveis.
Alguns dos formatos existentes foram criados por empresas do ramo, como a Microsoft, que criou o .doc do Word, ou o .xls das planilhas do Excel, entre outros.




Qual a diferença entre formatos de um mesmo tipo de arquivo?
Como já foi dito, um mesmo tipo de arquivo pode ter vários formatos. As músicas, por exemplo, existem músicas em mp3, em flac, em wmv, etc. Na verdade não há muita diferença entre esses formatos, a única coisa que muda é a qualidade da música. Quando as músicas de um CD é ripado para o PC em formato mp3, essas músicas são compressadas, perdendo assim informações do arquivo. De primeira vista parece que a música não mudou em nada, mas a cada fez que ela for convertida para um formato diferente, ela perderá mais informações, consequentemente perderá a qualidade.
O mesmo acontece com os videos, a cada vez que for convertido para um formato diferente, será compressado e perderá a qualidade aos poucos.

Os formatos de imagem
Os formatos mais comuns de imagem são jpeg, png e gif. A diferença entre eles:
Jpeg – Este formato é muito usado por ser comprimido. As imagens desse formato podem ser editadas em qualquer programa de edição de imagens. É leve, fácil de manusear e as imagens são de qualidade.
Png – Esse tipo de imagem abre praticamente com todos os programas de imagens. Ele foi pensado para a web, já que possibilita salvar uma imagem sem fundo, que é muito usado por web designers para criar templates e modelos de sites.
Gif – Esse formato é comprimido e pode ser editado em qualquer programa de imagem. É muito utilizado para criar animações. Sabe aqueles recados para Orkut cheio de brilhos, borboletas voando, etc são todos em formato gif.
Existem muitos outros formatos de imagem além dos três citados acima.

Outros tipos de arquivos
Falando resumidamente dos outros arquivos:
Arquivos de texto – Estes são especificos para programas de criação de textos, como o Word, o Bloco de Notas e o WordPad. Todos nativos do Windows. Esses tipos de arquivos abrem somente com programas editores de textos compatíveis. É possível convertê-los para PDF, um formato criado pela Adobe, onde se tem um novo documento com as mesmas informações, porém esse tipo de documento não pode ser editado, apenas visualizado.
Os PDFs são muito utilizados para criar ebooks, manuais, apostilas, etc… Para editar as informações de um arquivo em pdf é necessário convertê-lo para doc.
Arquivos compactados – Utiliza-se formatos rar e zip (existem outros) para se compressar vários arquivos. Isso é muito utilizado por pessoas que desejam enviar algum documento para outra pessoa, através de email ou de um servidor. Esse tipo de arquivo pode ser manipulado através do Winrar ou do Brazip (existem outros). Utiliza-se compressar arquivos para diminuir o tamanho (Kbs) e para enviar vários arquivos de uma vez só. O Upload e o Download torna-se assim muito mais fácil e rápido.
Bancos de dados – Os formatos dependem do programa que foi usado para criar-se os bancos de dados, estes armazenam em tabelas vários tipos de dados.
Arquivos executáveis – Sabe aqueles arquivos que instalam um programa no computador? São os executáveis (exe, nsis, bat, com), os instaladores de programas. Infelizmente muitas pessoas usam esse formato para criar malwares e vírus de computador, já que se pré-configurados, podem se executar automaticamente, sem a permissão do usuário do PC.
Resta mais alguma dúvida?

0 Response to "Os diferentes formatos de arquivos e suas utilidades"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme