Configurar rede entre dois computadores



Configurar redes já foi complicado. Hoje em dia, o grande desafio não é configurar uma rede, mas fazer isso rápido, a fim de transferir alguns arquivos, jogar uma partida de “Conter Strik”, compartilhar temporariamente a conexão do seu amigo com o seu notebook e assim por diante. Esta dica mostra como configurar uma rede rapidamente, usando um cabo cross-over, ou criando uma rede ad-hoc.
As duas formas mais rápidas e baratas de criar uma rede entre dois micros são:
a) Usar um cabo cross-over
b) Configurar uma rede wireless ad-hoc (no caso de dois notebooks com placas wireless)
Os cabos de rede “normais“, são chamados de cabos retos, ou “straight“. Eles são chamados de retos simplesmente por que usam o mesmo padrão nos dois lados do cabo. Ou seja, o fio crimpado no primeiro pino do lado A, vai ser crimpado também no primeiro pino do lado B, e assim por diante. Os dois lados do cabo são iguais.
Os cabos cruzados, ou cross-over possuem a posição de dois dos pares trocadas numa das pontas. Essa combinação permite que dois micros conversem diretamente, sem precisar de um hub. Você simplesmente liga o cabo e tem uma rede instantânea entre os dois.
 Como configurar uma rede entre dois micros
Você pode comprar cabos em qualquer loja de informática que se preze, mas se você é da época em que homem eram homens e crimpavam seus próprios cabos, a pinagem de um cabo cross é a seguinte:
Lado A:
1- Branco com Laranja
2- Laranja
3- Branco com Verde
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Verde
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Lado B:
1- Branco com Verde
2- Verde
3- Branco com Laranja
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Laranja
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Os cabos são encaixados nesta ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:



cabo de rede
Com os dois micros ligados, falta apenas configurar o IP em ambos para que eles comecem a conversar.
No Windows XP, você configura a rede no Painel de Controle > Conexões de Rede. Clique com o botão direito sobre o “Conexão local” e acesse as propriedades do Protocolo TCP/IP.

Configure os dois micros usando endereços IP diferentes, como “192.168.0.1” e “192.168.0.2“, por exemplo e use a máscara “255.255.255.0” em ambos. O Gateway e o DNS são necessários apenas para acessar a Internet, não para fazer uma rede simples entre dois micros.
 Como configurar uma rede entre dois micros
Para compartilhar arquivos entre as duas máquinas, não se esqueça de manter o “Cliente para redes Microsoft” e o “Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” ativados na configuração da rede. Você precisa também colocar as duas máquinas no mesmo grupo de trabalho, que você define no Meu Computador > Propriedades > Nome do Computador.
 Como configurar uma rede entre dois micros
wifi Como configurar uma rede entre dois micros
A segunda opção é configurar uma rede ad-hoc entre os dois. A velocidade de transmissão em uma rede ad-hoc é a mesma que em uma rede wireless em modo infra-estrutura (com um ponto de acesso), ou seja, 11 megabits ao usar placas 802.11b ou 54 megabits ao utilizar placas 802.11g, mas o alcance do sinal é bem menor, já que os transmissores e as antenas das interfaces não possuem a mesma potência do ponto de acesso.
Para criar uma rede ad-hoc no Windows XP, acesse o “Painel de Controle > Conexões de rede“. Dentro das propriedades da conexão de redes sem fio, acesse a aba “Redes sem fio” e clique no “adicionar“. Na tela seguinte, defina o SSID da rede ad-hoc, marque a opção “Esta é uma rede de computador (ad hoc); não são usados pontos de acesso sem fio“:
 Como configurar uma rede entre dois micros
ao configurar um ponto de acesso, você pode ativar o uso de encriptação. O modo mais compatível é escolher a opção “Aberta(o)” na opção “Autenticação de rede” e usar a opção “WEP” na opção “Criptografia de dados“, definindo uma chave de acesso (desmarque a opção “Chave fornecida automaticamente“).
Embora tanto as chaves WEP de 64, quanto as de 128 bits sejam vulneráveis, é sempre recomendável usar chaves de 128 bits, que são um pouco mais difíceis de quebrar. A chave pode conter 13 caracteres ASCII (letras, números e caracteres especiais) ou 26 caracteres em hexa (números e as letras de A a F). Se preferir definir uma chave de 64 bits, use 5 (ASCII) ou 10 (hexa) caracteres. O WEP é fácil de quebrar, mas os risco é minimizado devido ao alcance reduzido da rede ad-hoc. Se a segurança não for uma prioridade, esta é a configuração recomendável.
Depois de criar a conexão ad-hoc no primeiro PC, ela passa a aparecer para o segundo na lista de redes disponíveis (o ícone ao lado do relógio), permitindo que ele se conecte ao primeiro, após fornecerem a chave de encriptação.
No Windows, você pode compartilhar a conexão clicando sobre a placa cabeada (onde está a conexão) dentro do Painel de controle > Conexões de rede e marcando a opção Avançado > Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet.
Espero que tenham gostado deste este artigo.
Deixe um comentário!

0 Response to "Configurar rede entre dois computadores"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme