Alterando o local de instalação de pastas do Windows



windows xpA pasta “Documents and Settings” é responsável por armazenar os perfis de usuários, consequentemente pastas importantes, como “Meus documentos“, “ Desktop“, “Configurações do Outlook“, “Favoritos“, entre outras. A possibilidade de mudar o local de armazenamento dessa pasta permite que o usuário mantenha essas informações a parte do Windows. Caso ocorra algum problema (ataques de vírus, arquivos corrompidos ou qualquer outro) o usuário possa restaurar seu sistema através de uma imagem (feita com Norton Ghost ou programa semelhante, previamente armazenada no HD, ou em outra mídia externa), sem perder os seus dados.
A pasta “Arquivos de programas” por sua vez, armazena os programas instalados no micro do usuário, mudar o local de sua instalação tem o mesmo objetivo da pasta “Documents and Settings“, que é poder restaurar o seu sistema sem perder os dados e seus programas previamente instalados e configurados de acordo com o perfil de cada um.
Para tal “façanha” será necessário o uso dos seguintes programas:
» nLite
» Live-cd do Linux com particionador (ex: Gparted) ou semelhante
» Programa para gravação de imagem ISO (ex: CDBurnerXP)
Além do CD de instalação do Windows XP.

1) Formatando as partições
Inicie o Live-cd (no caso eu usei o Live-cd do Gparted) e crie duas partições com o tamanho ao seu gosto e formate em NTFS, pronto.
2) Preparação do CD do Windows XP
Faça o download e instalação do software nLite (gratuito), selecione a linguagem de sua preferência e prossiga. Antes de prosseguir é necessário copiar o CD do Windows para dentro do HD e indicar no nLite quando solicitado. Na seção de “Seleção de tarefas“, marque as opções:



  • Instalação automática
  • Opções
  • Criar uma imagem ISO auto executável
Na seção “Instalação automática” que aparece a seguir, altere o item “Caminho de arquivos de programas” para: E:Arquivos de programas.  A letra da unidade pode variar, de acordo com o numero de partições e drives de CD do micro, para ter certeza da correta, de o boot com o CD do Windows sem modificações (já com as partições formatadas) e confira a letra da unidade de destino da pasta.
No item a seguir (”Opções“), procure pela linha: “Localização dos perfis: %Systemroot%Documents and Settings” e modifique para: E:Documents and Settings.  Vale a mesma regra do passo anterior
Prossiga com o nLite, gere a ISO e grave com o seu programa de preferência, no caso eu utilizei o ótimo CDBurnerXP.
Agora basta instalar o Windows normalmente e usufruir da vantagem de ter ambas as pastas em partições diferentes do sistema.
 Alterando o local de instalação de pastas do Windows
Pessoal espero que este artigo tenha sido útil para vocês, deixe um comentário com alguma critica ou sugestões sobre este post.

0 Response to "Alterando o local de instalação de pastas do Windows"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme