Dicas para Melhorar o desempenho do Computador





Depois de algum tempo que compramos o nosso computador, ele perde um pouco da agilidade que tinha antes na hora de processar dados. Fica lento, começam a aparecer muitos erros no sistema e nos softwares instalados… Isto também depende do modo e do tempo que você utiliza. O computador que fica ligado o dia inteiro perde mais rapidamente o seu alto desempenho do que um computador que fica ligado poucas horas no dia. Não quero dizer que seu computador estragará de ficar ligado o dia inteiro, isso não acontece, o computador foi feito para isso. Eu digo que o desempenho dele ficará baixo.


Para contornar este problema devemos tomar algumas precauções para que nosso computador não venha falecer totalmente. Há vários softwares (pagos e gratuitos) que limpam o nosso sistema e concertam os erros, o próprio Windows já tráz uma ferramenta assim. Vamos ver como usá-la?
Vá em “Meu Computador” e clique com o botão direito sobre a “Unidade de Disco Rígido”, na maioria dos computadores é representado pelo símbolo “(C:)”. Selecione “Propriedades”. Abrirá uma janelinha, nela você pode ver um desenho que simboliza seu disco rígido, ou seja, HD. Observe o espaço que você está utilizando e o espaço vazio, que ainda pode ser preenchido.
Limpeza de Disco – Perto do desenho que símboliza o HD podemos ver um botão que se chama “Limpeza de Disco”, clique nele. Ele começará a examinar o que pode ser excluido e que está apenas ocupando espaço no seu PC. Assim que terminar, aparecerá uma outra janelinha, nela marque todas as opções, são os ítens que serão excluidos, pode marcar sem medo, porque ele não vai excluir nada de importante seu. Dê OK e confirme a ação. A “Limpeza de Disco” pode ser feita todas as semanas.
Note que estamos na aba “Geral”, vamos para a aba “Ferramentas”. Nela você vai ver a “Verificação de Erros” e a “Desfragmentação”.
Verificação de Erros – A “Verificação de Erros” vasculha todo o sistema e procura por erros, automaticamente ela os elimina. Clique em “Verificar agora”. Marque a primeira caixa se quiser uma verificação mais profunda, para isso você deve reiniciar o PC, marque a segunda opção se quiser que a verificação seja mais rápida, nesta não é necessário reiniciar o PC. Todo mês faça uma verificação de erros.
Desfragmentação – Clique em “Desfragmentar Agora”, abrirá uma nova janela. Nela clique em “Analisar” e aguarde uma mensagem que será exibida após a análise. Leia atentamente, a mensagem informará a você se é necessário desfragmentar agora. Se ela falar que sim clique em “Desfragmentar”, se ela falar que não feche as janelas. Não insista em desfragmentar o HD se ele falar que não precisa, isso pode danificá-lo. Todo mês faça essa checagem.


O que a desfragmentação faz?
A desfragmentação reorganiza os dados contidos no HD. Quando apagamos arquivos do HD ficam buracos vazios no meio dos outros arquivos, ainda mais se são arquivos muito grandes. Isso deixa o PC lento, pois os buracos dificultam o trabalho do computador na hora de abrir um arquivo ou uma pasta.
Para entender melhor veja uma explicação que encontrei no Yahoo! Respostas:
Desfragmentar é reunir todas as partes de arquivos que foram deletados do seu computador, onde ficavam esses arquivos foi deixada uma parte vazia. Serve para agilizar a pesquisa no seu micro, já que as partes depois de desfragmentadas estarão todas reunidas, assim levará menos tempo para encontrar um arquivo. (…)

0 Response to "Dicas para Melhorar o desempenho do Computador"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme